Origem da Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância


As Escolas de Aprendizes do Evangelho, criadas na Federação Espírita do Estado de São Paulo, por Edgard Armond em 1950 por inspiração da Espiritualidade Superior, são um importante passo para auxilar as pessoas na sua evolução em direção ao Evangelho de Jesus, através da Reforma Íntima e do desejo cada vez maior de auxiliar o próximo.

No início estavam restritas à FEESP, e algumas poucas casas filiadas, com a criação da Aliança Espírita Evangélica em 1973, esse programa se expandiu, pois fazia parte do programa de atividades das casas que se integravam à Aliança, e posteriormente a fundação de novas Casas Espíritas eram também tarefas abraçadas com muito amor e abnegação, pelos alunos das diversas turmas de EAE, o que possibilitou, e continua possibilitando a expansão desse programa abençoado.

As aulas da EAE são semanais dentro das diversas casas, porém tínhamos uma lacuna nesse programa, pois as pessoas precisavam ir à Casa Espírita para participar. E as pessoas que residiam em locais onde não havia Casas Espíritas? Ou em locais que as Casas existentes também não conheciam o programa da EAE? E num país continental como o Brasil em que muitas pessoas vivem em regiões afastadas, distantes das grandes capitais, como ter acesso a esse programa? Principalmente da década de 70. E as pessoas que não podem se locomover às Casas Espíritas, seja por motivos diversos, também ficariam excluídas desse programa?

Foram essas questões que motivaram um grupo de voluntários da Casa Espírita Evangélica Cáritas a iniciar em outubro de 1983 (veja o trevo), um trabalho, que possibilitasse que a EAE chegasse a todas as pessoas, em todos os locais, a Escola de Aprendizes do Evangelho por Correspondência. Seis meses depois em julho de 1984, a Casa Cáritas, já contava com 42 alunos nas cidades de: Campinas, Catanduva, Osasco, Paraibuna, Franca, no Estado de São Paulo, Nova Iguaçu e Guadalupe no Rio de Janeiro, Antonia e Curitiba no Paraná, Juiz de Fora e Belo Horizonte em Minas Gerais, além de outros locais como: Brasília, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará e Ceará (veja o trevo).

 
Inspiração
A inspirição para a criação da EAE a Distância, veio da necessidade de atender a pessoas nas condições citadas, mas também veio de outras fontes tais como: Emmanuel, livro Paulo e Estevão, das Cartas de Kardec e de Edgard Armond (leia mais)